Você tem uma equipe engajada? - Traffic

1 de março de 2023

O engajamento pode ser definido de diversas formas, mas talvez a mais significativa seja aquela que mostra a relação entre a identificação do colaborador com os valores e objetivos de um negócio.

Quando isso acontece, o profissional cria uma ligação afetiva com a empresa, o que o leva a empregar um alto índice de energia na realização de suas tarefas. Ela é seguida por entusiasmo, comprometimento e resiliência, levando a resultados positivos.

A pessoa engajada é aquela que se sente realizada no exercício de suas atividades. Suas atribuições são compatíveis com sua visão de propósito pessoal e, por isso, garantem um significado especial à sua vida. E o resultado de tudo isso é uma produtividade acentuada devido ao empenho do profissional, que sente orgulho de trabalhar na empresa e encontra na organização uma visão alinhada aos seus princípios.

Confira aqui alguns resultados do engajamento da equipe:

  • Encara os desafios propostos para alcançar um patamar de excelência com motivação.
  • Transmite uma imagem positiva da empresa diante do mercado, já que os colaboradores se tornam uma forte ferramenta de marketing da organização.
  • Revê procedimentos e estabelece práticas que reduzem a ocorrência de erros, por ter compromisso com a qualidade.
  • Reduz a necessidade de novas contratações e, consequentemente, os custos da empresa, pelos altos níveis de produtividade.
  • Mantém seus talentos na organização, já que, pela identificação e satisfação, eles sentem uma necessidade menor de buscar outras oportunidades de carreira.

“O engajamento é a ferramenta necessária para reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a satisfação dos colaboradores e atingir novos padrões de excelência.”

Quer saber algumas ações eficazes que ajudam a aumentar o engajamento da equipe? Conheça algumas delas e tenha um time engajado:

Comece pela contratação

O engajamento do colaborador será mais fácil se você optar pela contratação de candidatos apaixonados, que têm um brilho diferenciado no olhar e estão dispostos a vestir a camisa da empresa, ou seja, que possuem um fit cultural e que tem pontos em comum com os valores e objetivos do negócio.

Crie uma cultura organizacional engajada

Para que a cultura organizacional de engajamento ocorra, a liderança precisa ser seu modelo vivo e deve implantá-la em absolutamente todas as cenas e momentos da vida corporativa.

Valorize as pessoas

É importante que os funcionários entendam o quanto eles são importantes para a organização. Isso inclui deixá-los cientes das características que levaram à sua contratação e como a empresa espera que elas sejam utilizadas para atingir resultados. E não é só isso: a valorização envolve a autonomia para tomar decisões, a atribuição de tarefas que permitam a realização pessoal e a exploração do potencial individual, bem como oportunidades de enfrentar desafios e crescer na carreira.

Invista no clima organizacional

O engajamento é proporcional à validade dos valores de uma companhia. Quando inseridos em um clima organizacional propício, os colaboradores respondem a isso com comprometimento. Portanto, a empresa precisa ser um lugar onde os valores e a visão não sejam impostos, e sim vivenciados. Para isso, o colaborador precisa perceber que a preocupação da organização com as pessoas é genuína.