De acordo com o relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em relação ao transporte aéreo doméstico, houve um aumento de 3,8% na demanda de passageiros em outubro deste ano, comparado com o mesmo período de 2018. Foram transportadas 8,4 milhões de pessoas e a oferta de assentos aumentou 0,7% na mesma comparação. Desde o início de 2019 até o mês de outubro, a demanda acumulou alta de 0,6% e a oferta apresentou queda acumulada de 1,7%, sendo que a taxa de aproveitamento dos assentos foi de 82,6%, com variação positiva de 2,3% em relação ao mesmo período de 2018. Já o transporte de cargas e correio apresentou uma queda acumulada de 3,5% nos primeiros 10 meses do ano.
Em relação ao transporte aéreo internacional, no acumulado de janeiro a outubro de 2019, a demanda internacional cresceu 2,1% e a oferta reduziu 0,2%, em comparação com igual período de 2018. Somente em outubro foram transportados 657 mil passageiros pagos em voos internacionais. No indicador de aproveitamento de assentos, nos primeiros 10 meses de 2019 a taxa foi de 84,4%, alta de 2,3% no mesmo período de 2018. O transporte de cargas e correio internacional apresentou queda redução de 21,0% no período analisado.
Estratégias visam atrair novas empresas aéreas para o mercado brasileiro
Hoje, o mercado aéreo brasileiro é dominado pelas companhias aéreas Latam, Azul e Gol e estratégias do governo tentam atrair novos players para aumentar a concorrência. Com a lei que autoriza a operação no mercado doméstico de empresas com 100% de capital estrangeiro, acordos bilaterais e concessões de aeroportos a expectativa é que haja uma melhora significativa no cenário. Atrair novas empresas significa maior oferta nos assentos, preços mais competitivos nas passagens, aumento do tráfego aéreo em diferentes rotas – com mais opções para os consumidores -, redução dos custos e novas possibilidades de inovação.
Sinalização nas pistas orienta pilotos durante pousos, decolagens ou taxiamento
Com a movimentação do mercado aéreo, aumentar a segurança dos aeroportos é cada vez mais imprescindível. Pilotar um avião exige, além do preparo e qualificação dos profissionais, ferramentas de instrução e sinalização. Durante o voo, diversos instrumentos auxiliam o piloto a seguir a rota, identificar perigos e a acompanhar o desempenho da aeronave. Ao chegar próximo ao aeroporto, o profissional conta com sinais visuais nas pistas para direcionar o pouso. Após a aterrissagem, a sinalização horizontal é útil durante o taxiamento do avião e no momento da decolagem.
Por isso é fundamental que a sinalização esteja bem visível, com pintura de boa qualidade e bem executada. Consciente dessa responsabilidade, na Traffic Sinalizações as equipes são treinadas para oferecer um serviço de excelência e utilizam técnicas e equipamentos eficientes e matéria-prima de alta qualidade. Com mais de 22 anos de experiência, nossa empresa já realizou mais de 2 milhões m² de pinturas em mais de 40 aeroportos.