De acordo com estatísticas do Conselho Federal de Medicina (CFM), cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada hora no Brasil. Somente no período de 2008 a 2016, foram cerca de 370 mil mortes. E de 2009 a 2018, foram registrados mais de 1,6 milhão de feridos. Diversos motivos provocam acidentes de trânsito e é possível relacioná-los com falhas humanas ou mecânicas e com as condições das vias.
O fator humano diz respeito ao comportamento imprudente dos motoristas ao dirigir e inclui o uso de celular, consumo de bebida alcoólica, excesso de velocidade, ausência de sinais que indicam as próximas manobras e distância inadequada do veículo que está à frente. As falhas mecânicas estão relacionadas ao estado de conservação do veículo e podem ser resultado de defeitos de fábrica ou falta de manutenção regular.
As condições das estradas, rodovias, avenidas e ruas em que os brasileiros dirigem também influenciam a ocorrência de acidentes. A falta de manutenção do asfalto (quando existe), ausência de acostamento, passarelas e as más condições da sinalização, seja vertical ou horizontal, prejudicam a dirigibilidade e afetam a segurança dos usuários.
Neste artigo, quero ressaltar a importância da sinalização horizontal para melhorar o trânsito das nossas cidades. Considerada um subsistema da sinalização viária, a sinalização horizontal combina legendas, marcas e símbolos pintados sobre o pavimento e complementa os sinais verticais. Sua principal vantagem é a capacidade de transmitir mensagens sem desviar a atenção do leito da via. Motoristas e pedestres devem ficar atentos aos avisos, proibições e restrições para adotarem o comportamento mais adequado de acordo com a situação.
As principais funções da sinalização horizontal são:
– fornecer informações necessárias para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito;
– organizar e canalizar o fluxo de veículos;
– orientar os pedestres;
– direcionar os deslocamentos de veículos de acordo com as condições da via;
– em conjunto com a sinalização vertical, enfatizar e reforçar as informações de indicação, advertência ou regulamentação.
Em condições ruins de dirigibilidade, como durante chuva, neblina ou no período noturno, a sinalização horizontal aumenta a segurança das vias, contribuindo para a redução de acidentes.
Destaco que a sinalização horizontal segue as regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro e possui um padrão de formas (linha contínua, linha tracejada, setas, legendas e símbolos) e cores a serem seguidas (amarelo, branco, azul, vermelho e preto). Além disso, é classificada em marcas longitudinais, transversais, de canalização, de delimitação e controle de parada ou estacionamento e inscrições no pavimento.
Uma via segura deve ser bem sinalizada e para que a sinalização, seja vertical ou horizontal, cumpra sua função é fundamental a conscientização dos usuários na adoção de atitudes responsáveis e comportamentos adequados no trânsito. A segurança depende de todos nós.