Segurança é a palavra de ordem quando o assunto é viagens aéreas, e 2019 foi um dos anos mais seguros na aviação comercial, de acordo com a To70, empresa holandesa especializada em consultoria de aviação. Segundo pesquisa realizada pela companhia, o número de mortes causadas por acidentes com aviões comerciais de grande porte registrou queda de mais de 50% no ano passado. Foram 86 acidentes, um a cada 5,5 milhões de voos comerciais em grandes aeronaves. É interessante observar que a taxa de acidentes fatais foi menor do que a média dos últimos cinco anos mesmo com o crescimento de 4,2% no tráfego aéreo.
Fabricantes de aeronaves, companhias aéreas e empresas responsáveis pela administração dos aeroportos investem para que as viagens aéreas sejam cada vez mais seguras – começando ainda em terra, quando o avião está dentro do aeroporto. A sinalização tem um papel fundamental para auxiliar os pilotos durante pousos, decolagens e taxiamentos de aeronaves.
Pintura da sinalização horizontal, luzes e outros dispositivos e sinais são importantes para que o piloto possa identificar:
– Início e fim da pista de pouso e decolagem;
– Ponto de espera no acesso à pista de decolagem;
– Ponto de visada;
– Áreas inadequadas para uso;
– Início e fim da pista de rolamento;
– Direção e localização das pistas de acordo com a bússola;
– Comprimento da pista;
– Ponto de centralização da aeronave na pista;
– Zona de toque;
– Limites operacionais da pista;
– Áreas de escape e manobra;
– Ângulo correto para o pouso.
A sinalização adequada e bem visível também é importante para o trabalho de todos os profissionais que atuam dentro do aeroporto, como bombeiros de aeródromo e motoristas de caminhões de manutenção, de caminhões de combustível e de veículos que auxiliam as aeronaves e que transportam as bagagens dos passageiros.
Neste contexto, entendemos a importância do trabalho que fazemos na Traffic Sinalizações com a pintura de sinalização horizontal em aeroportos e remoção, por meio do hidrojateamento, de tinta, borracha e outros resíduos existentes nas pistas. Se for necessária a rápida liberação da pista, a nossa equipe está preparada para ser ágil. Em teste realizado junto à Infraero no Aeroporto Santos Dumont (RJ), liberamos a pista em apenas 85 segundos, deixando a área operacional para o fluxo de aeronaves.
Como o tempo é fundamental nos aeroportos, além de disponibilizarmos equipes especializadas, buscamos a excelência nos resultados com a utilização de equipamentos com tecnologia de ponta. As máquinas de hidrojateamento são importadas dos EUA e têm produtividade média de 500 m² por turno de trabalho na remoção de pintura – além de produtividade média de 1.200 m² durante uma hora de trabalho no desemborrachamento. A ultrapressão remove rapidamente a pintura e a borracha existentes no pavimento, deixando-o pronto para receber nova pintura. Nos dedicamos para ter agilidade e entregar resultados superiores para garantir a satisfação dos nossos clientes.