Mundo pós-covid acelera e consolida tendências nos negócios - Traffic

4 de julho de 2020

 

A pandemia da COVID-19 trouxe impactos para toda a sociedade, com mudanças definitivas nos comportamentos das pessoas e das empresas. Valores passaram a ser repensados, assim como propósitos e as maneiras de consumir, viver, trabalhar e contribuir com a comunidade. O cuidado com o próximo se tornou mais concreto e necessário e o entendimento de que as ações individuais afetam – e muito – o coletivo se tornou fundamental para sobreviver e superar os desafios impostos pela crise.

Já é possível observar algumas tendências nos negócios que se consolidaram e outras que estão se fortalecendo dentro do contexto do novo normal. De acordo com a Fjord, divisão de inovação da multinacional Accenture, que atua com consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, as demandas geradas pela pandemia da COVID-19, assim como seus impactos na economia, na cadeia de suprimentos e no comportamento dos consumidores, aceleraram mudanças e reforçaram tendências para o futuro do mundo corporativo.

Se antes da pandemia as empresas já precisavam ter uma visão além do lucro, agora, novos objetivos e comportamentos devem ser incorporados ao planejamento. A estratégia deve levar em consideração a capacidade de resposta a outras demandas, especialmente as que envolvem a sociedade como um todo. Consumo consciente e novos valores também devem estar na pauta.

O dinheiro ganhou outros formatos – as moedas e as notas de papel estão sendo substituídas por experiências de pagamento diferenciadas, como as que utilizam biometria e ferramentas digitais. Além de agilizar e facilitar os pagamentos, traz segurança às transações financeiras.

Com o aprimoramento da velocidade e capacidade da internet, surgirão novas oportunidades para inovar em produtos e serviços. Dados de usuários já estão sendo utilizados por alguns governos para controle da pandemia e para monitorar os movimentos das pessoas, por exemplo. No futuro próximo, a internet das coisas se transformará em internet das pessoas. A função da inteligência artificial vai ser ampliada e, além de apoiar a criatividade humana, vai desempenhar papeis ainda mais importantes como prever o início de uma epidemia e a forma como ela se espalhará na população.

A tecnologia digital vai estar cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e as empresas devem inovar para suprir as demandas de maneira cada vez mais segura e assertiva, pensando no bem-estar coletivo e sendo solidária à realidade global.