Modificação de números designativos no Aeroporto de Guarulhos - Traffic

24 de outubro de 2022

A Traffic Sinalizações realizou a mudança dos números designativos nas cabeceiras das duas pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, bem como atualizou as pinturas de sinalização horizontal das instruções obrigatórias.

Você sabe por que todas as pistas dos aeroportos têm números pintados em cada uma das cabeceiras?

Primeiramente, essa identificação é baseada no Norte Magnético da Terra, sendo a referência usada nas cartas aeronáuticas para o planejamento dos voos, de maneira a orientar os pilotos sobre a direção de pousos e decolagens das aeronaves. Como a direção desses procedimentos pode variar de acordo com as condições climáticas, a exemplo do vento, cabe ao controlador de voo informar ao piloto o número da cabeceira que está em uso naquele momento.

De tempos em tempos, no entanto, esses números podem sofrer alterações, a exemplo do que aconteceu na madrugada do dia 8 de setembro, nas pistas do Aeroporto de Guarulhos, quando nossa equipe teve a oportunidade de participar dessa modificação e contribuir para a manutenção da segurança operacional das aeronaves e seus passageiros.

Os dois algarismos que identificam as cabeceiras de uma pista são definidos de acordo com o seu rumo ou orientação magnética da bússola. Eles podem variar de 1 a 36.

Quando a bússola for apontada para determinada cabeceira e indicar 250 graus, por exemplo, ela é identificada com o número designativo 25. 

Por que ocorre a mudança magnética? Com o passar do tempo, ocorre a modificação devido à declinação magnética, que é o ângulo entre o Norte Verdadeiro e o Norte Magnético da Terra. Em média, esse ângulo se desloca 1 grau a cada 10 anos. Isso já ocorreu anteriormente no Aeroporto de Manaus, em 2016, quando as pistas passaram de 10/28 para 11/29; e no Aeroporto de Foz do Iguaçu, quando os designativos das pistas passaram de 14/32 para 15/33.

No serviço realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, os rumos das pistas passaram de 95 para 96 e de 275 para 276, o que resultou na necessidade de modificar os designativos das cabeceiras, que nesse caso foram arredondados para as dezenas superiores, ou seja, para 10 e 28, respectivamente.