A expansão da internet e o surgimento de novas tecnologias são os principais fatores que influenciaram mudanças profundas na sociedade. As formas de se comunicar, de se locomover e até de se comportar, assim como as maneiras de consumir, negociar, fabricar, competir, empreender, trabalhar e lucrar, foram transformadas.
Hoje, existem soluções jamais imaginadas há alguns anos. No contexto da mobilidade, é possível observar com nitidez como a tecnologia e a internet promoveram transformações importantes. É só olhar as tendências deste setor para 2020: conectividade, eletrificação, direção autônoma e compartilhamento.
Segundo a consultoria McKinsey & Company, estas tendências estão se intensificando em todo o mundo, inclusive no Brasil, porém em velocidades diferentes. O investimento e a evolução no que diz respeito aos carros autônomos e elétricos ainda encontra barreiras e dificuldades em terras brasileiras, como desafios técnicos e discussões sobre a real viabilidade destas tecnologias. Soma-se a isso a necessidade de encontrar soluções para fazer investimentos imprescindíveis para mudar o perfil da frota, que não se limitam à fabricação e ao aprimoramento dos veículos, mas incluem adaptações na infraestrutura das cidades.
Por outro lado, o Brasil está à frente de outros países quando o assunto é conectividade e compartilhamento de carros. Os consultores da McKinsey & Company apontam que a população e a economia sentiram os benefícios deste tipo de experiência e já se adaptaram a esta realidade.
Mobilidade e tecnologia: parceria que deu certo
Para se ter ideia de como a mobilidade e a tecnologia andam juntas por aqui, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Mobile Time, site de notícias especializado na cobertura da indústria móvel, 71% dos usuários de smartphones já solicitaram um transporte por aplicativo.
O estudo ainda revelou que a Uber é a empresa favorita dos brasileiros no segmento de aplicativo de transporte. Segundo a própria Uber, o país é o seu segundo maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos. O faturamento da companhia no Brasil foi de mais de R$ 1 bilhão somente em 2018 (último dado disponível). Presente em mais de 100 cidades, a Uber conta com cerca de 600 mil motoristas e ultrapassou a marca de 22 milhões de usuários brasileiros. No mundo, são aproximadamente 103 milhões de clientes e mais de 700 cidades atendidas.
Olhar no consumidor
Os números são impressionantes, e este mercado tende a crescer cada vez mais com o aumento do acesso à internet e o novo perfil dos consumidores. Por isso, as empresas, não apenas as relacionadas a mobilidade e tecnologias, mas de todos os ramos, precisam estar atentas às evoluções e buscar inovações que possibilitem sua permanência e crescimento sustentável no mercado. A visão deve estar focada nas pessoas. A partir disso, é possível desenhar cenários para entender como a forma de pensar e agir influenciará a indústria e a sociedade como um todo.
Tecnologia na gestão de pessoas
A Traffic Sinalizações possui equipes que atuam nas rodovias e aeroportos de todo o Brasil. Para fazer a gestão de todos os profissionais envolvidos no trabalho de campo, contamos com o apoio de uma plataforma digital. O sistema é útil para aproximar o planejamento da execução, melhorando a produtividade e possibilitando o acompanhamento das operações. Desta forma, usamos a tecnologia para beneficiar o trabalho dos colaboradores e garantir a satisfação dos clientes.