A forma como os profissionais são acolhidos impacta na adaptação do novo trabalho e em seus resultados ao longo do tempo
Os primeiros dias de aula são repletos de ansiedade, expectativas e até um pouco de medo do desconhecido, especialmente para os novos estudantes. Estas mesmas emoções são sentidas por qualquer profissional no início do trabalho em uma nova empresa. Assim como os alunos, os colaboradores também precisam se adaptar ao local e a rotina da melhor maneira possível.
Uma estratégia fundamental para alcançar este objetivo é investir na integração, instrução, acolhimento e treino do novo colaborador. Os primeiros 60 dias são essenciais para sua ambientação e adaptação e irão refletir no seu desempenho profissional. Acompanhar o funcionário, dar todas as ferramentas necessárias para realizar o trabalho corretamente e preparar a equipe para recebê-lo são ações que fazem parte do processo.
Aqui, na Traffic Sinalizações, por exemplo, somos uma empresa que atua em rodovias, aeroportos, ruas com a pintura e a remoção da sinalização horizontal. Quando um colaborador é contratado, ele precisa entender qual o objetivo da sinalização, a razão pela qual determinadas cores e traçados são utilizados, o que significam os números e letras pintados na pista do aeroporto, qual o significado de tudo o que envolve a sua atuação. Esta orientação é imprescindível para que ele tenha um referencial no novo espaço e dê um propósito para o seu trabalho. Ele precisa entender que, mesmo de maneira indireta, está lidando com vidas. Imagine se ele esquecer alguma ferramenta de trabalho na pista do aeroporto?
Este entendimento, além de dar propósito e fazê-lo compreender o tamanho da sua responsabilidade, é uma forma de motivá-lo. A motivação só existe na tarefa do próprio trabalho quando o profissional der um significado para aquilo que está fazendo. E isto só será possível com uma integração eficaz nos primeiros 60 dias. Veja a diferença que vai fazer o colaborador saber que ele vai pintar uma pista ou rodovia com a consciência de que aquilo irá direcionar o avião no pátio ou os veículos que passarão por aquela estrada. É o referencial no espaço e do espaço que torna o trabalho muito mais importante e interessante.
Os primeiros dias de qualquer situação sempre vão marcar muito uma pessoa. Por isso, assim como os professores devem estar preparados para receber seus alunos, a empresa como um todo precisa estar preparada para receber o novo funcionário. No início, o profissional repete frases prontas, fica inseguro. À medida que a conversa avança, ele se sente à vontade para compartilhar suas preferências, planos de vida e vai conectando seu planejamento pessoal com a nova experiência profissional.
Nós prezamos cada vez mais por uma boa integração, para cuidar e orientar bem os novos colaboradores. Se você é empresário, qual a sua visão sobre a importância da integração? E você, profissional, qual a experiência mais marcante do início de um novo trabalho? Comente e vamos conversar!