Os impactos negativos causados pela pandemia da COVID-19, tanto pelas vidas perdidas em virtude da doença quanto pelas crises econômica e social que eclodiram em diversos países ao redor do mundo, são inegáveis. As mudanças ocorridas neste período – muitas ainda em curso – também trouxeram oportunidades e consolidaram tendências nas mais diversas áreas.
No âmbito corporativo, o trabalho presencial agora divide espaço com o home office. As atividades que não podem ser realizadas a distância seguem novas regras para garantir a segurança e proteção dos colaboradores e todos os envolvidos nas operações. Alterações na disposição dos postos de trabalho, obrigatoriedade do uso de máscaras e protocolos de higiene são algumas das medidas implementadas pela maioria das empresas.
Compromisso com resultados
Muitas organizações tiveram que rever seus modelos de negócios e, mesmo com todos os desafios, é interessante observar que a produtividade não diminuiu com as mudanças na rotina profissional. Pelo contrário, o desempenho dos colaboradores, em grande parte das empresas, melhorou na maioria dos casos graças a evolução das tecnologias. A flexibilidade aumenta o compromisso com os resultados, por isso é importante seguir modelos de gestão e controle, estabelecer metas e definir os objetivos de maneira clara.
Trabalho remoto e presencial: momento de adaptação
Com a pandemia, a transformação digital foi acelerada. Quem já estava conectado, conseguiu se adaptar rapidamente às mudanças. E as empresas que ainda não estavam com este foco, tiveram que priorizar o tema para se manterem competitivas no mundo dos negócios.
No segmento que atuamos, por exemplo, a prestação de serviços é presencial. Mesmo assim, algumas áreas, como financeira e administrativa, permitem um modelo de trabalho a distância. Nos adaptamos e, com a colaboração de toda a equipe, seguimos trabalhando. Ficamos mais sensíveis às necessidades dos colaboradores e juntos adotamos estratégias que beneficiaram ambas as partes, sempre priorizando todos os cuidados preventivos para assegurar saúde e bem-estar.
É preciso ter um propósito
Na minha carreira, sempre dei muito valor ao capital humano e, com a pandemia, passei a valorizar ainda mais os profissionais que atuam conosco. E tenho percebido que esta é uma tendência que irá diferenciar as empresas entre as que visam apenas o lucro e as que possuem o propósito de contribuir com toda a sociedade. O impacto social da marca passou a ser muito mais relevante e envolve todos os públicos com os quais mantemos contato. Por isso, o momento é de refletir sobre valores e propósitos e colocar em prática as atitudes que condizem com a nova realidade do mundo.