Expectativa é que comércio eletrônico fature R$ 110 bilhões em 2021
O e-commerce já caminhava a passos largos e com expectativas de crescimento antes do surgimento da pandemia da COVID-19. Com as medidas adotadas para combater a disseminação do novo coronavírus, como restrição do funcionamento do comércio e o distanciamento físico, as vendas online dispararam. Quem já comprava, passou a comprar mais. E quem nunca tinha feito um pedido online, fez sua estreia.
Dados da 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce do País elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, revelam que as vendas pela internet cresceram 47% no primeiro semestre de 2020, o equivalente ao faturamento de R$ 38,8 bilhões. Esta é a maior alta registrada em 20 anos. O número de pedidos aumentou 39% e chegou a 90,8 milhões. E um dado que impressiona: 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet no ano passado – o crescimento foi de 40% e agora são 41 milhões de consumidores no comércio online do Brasil. Do total, 58% são considerados heavy users, ou seja, internautas que fazem mais de quatro compras no semestre. O Sul e o Sudeste são considerados os principais mercados do comércio eletrônico, entretanto, o Norte e Nordeste tiveram um crescimento significativo nos primeiros seis meses de 2020.
Mesmo diante de um cenário de crise, o e-commerce segue em evolução e conquista uma fatia cada vez maior do varejo nacional e mundial. Segundo a Ebit|Nielsen, a expectativa é que as vendas do e-commerce brasileiro cresçam 26% em 2021 e o faturamento deve chegar à marca de R$ 110 bilhões. Além de ser uma opção viável e confortável em uma realidade instável, o comércio online tem crescido graças à consolidação dos e-commerces locais, fortalecimento dos espaços virtuais de venda e otimização da parte logística para aumentar a eficiência operacional e a agilidade nas entregas.
Interessante observar os reflexos das vendas online em outros setores e na imensa cadeia que se relaciona com o comércio. O transporte, por exemplo, é apenas um dos segmentos que também estão envolvidos no comércio eletrônico e ele demanda outras áreas da economia. Para uma entrega ágil, além de planejamento e veículos adequados, as estradas precisam estar bem pavimentadas e sinalizadas. E aqui entram os serviços da Traffic Sinalizações, por exemplo, com a pintura de sinalização horizontal e remoção de tinta com hidrojateamento. Mesmo em um ano difícil como 2020, nós também conseguimos superar os desafios e continuar crescendo. Além de diversos outros fatores, acredito que a influência do e-commerce na economia como um todo também contribuiu para isso.