Crise da COVID-19: se adaptar ao novo cenário é essencial para continuar no jogo - Traffic

4 de abril de 2020

 

Planejamento. Essa é a palavra de ordem para qualquer empresário que deseja sucesso e perenidade para sua empresa. Mas e quando uma crise sem precedentes chega sem avisar, mudando os planos, frustrando as expectativas e tornando impossível fazer qualquer projeção? Em um cenário que muda diariamente e com notícias cada vez piores, o futuro se torna incerto e sombrio. Para enfrentar e sobreviver à pandemia do novo coronavírus, é preciso ir mais alto para ter visão estratégica, encontrar oportunidades e buscar soluções que possibilitem uma perspectiva positiva.

O principal desafio é manter as operações. Algumas medidas, como revezamento de equipes, alterações nos horários de expedientes e trabalho a distância, auxiliam a continuidade da atuação de alguns setores. Antecipar as férias coletivas e propor a criação de banco de horas e ajustes em acordos de trabalho coletivos são outras alternativas para minimizar os prejuízos.

Outro ponto importante é colocar na ponta do lápis as despesas e receitas dos próximos meses. O ideal é priorizar os gastos fixos e tentar reduzir ao máximo os custos variáveis. Se for possível, o empresário pode tentar renegociar os contratos e obter um prazo maior para pagamento e redução de juros, por exemplo. Aproveitar os possíveis benefícios oferecidos pelo governo também pode ajudar a passar por este momento.

Inovar se tornou imprescindível – e ter criatividade para driblar os obstáculos pode ser a saída para salvar o negócio. Para quem atua com comércio, existem alternativas como vendas online, promoções, incremento do mix de produtos e delivery. Já o setor de serviços exige mais jogo de cintura e boas ideias para se manter no mercado.

Em mais de 22 anos de atuação com a Traffic Sinalizações, já presenciei várias outras crises – e também períodos de crescimento exponencial. Nessa trajetória, aprendi que ser resiliente e prudente é primordial nesses momentos.

Quando o inesperado acontece, é necessário respirar, refletir e buscar novas oportunidades, vencendo o medo e a insegurança e adaptando-se aos novos contextos. Se for necessário dar um passo atrás para depois pular duas casas, assim o faremos, mas nunca vamos perder a esperança de que será possível recomeçar.