Capital humano: o maior desafio de uma empresa - Traffic

24 de outubro de 2022

Valorizar as pessoas é fundamental para a sustentabilidade dos negócios

Estrutura, equipamentos e informações são alguns dos itens prioritários para a criação, desenvolvimento e evolução de uma empresa. Mas de tudo o que podemos listar de importante, o capital humano é simplesmente fundamental. Sem pessoas não é possível atender os clientes, trabalhar em equipe, fazer o negócio funcionar e prosperar. O ser humano é a força motriz de tudo o que fazemos e a cada dia fica mais evidente quão necessário é investir em pessoas.

Os profissionais, mais do que conhecimentos e habilidades, compartilham seus talentos, modo de pensar e experiências no trabalho. Saber moldá-los de acordo com a missão, a visão e os valores da organização é o primeiro passo para uma gestão bem sucedida. Identificar o potencial de cada indivíduo, oferecer estratégias de aperfeiçoamento pessoal e profissional e o desenvolvimento de atributos contribui positivamente para o clima organizacional e também promove resultados financeiros positivos.

A produtividade, a motivação e a satisfação dos colaboradores depende, em maior parte, de como eles se sentem valorizados. Esses fatores também influenciam no relacionamento de equipe e no desejo pessoal de elevar o seu nível de qualificação. Empresas que valorizam seus funcionários obtêm uma série de benefícios para os negócios e a estrutura corporativa.

O engajamento das pessoas ainda está relacionado à qualidade de vida no ambiente profissional. A saúde mental e física de cada colaborador é impactada pelo clima entre seus pares e líderes, os benefícios oferecidos (plano de saúde, odontológico, educação, esporte, etc), e se o espaço de trabalho é saudável e amigável. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ansioso e estressante, garantir uma rotina mais leve, valorizando tanto o lado pessoal quanto profissional aumenta as chances de reter talentos, manter os níveis de satisfação das equipes, a motivação e a produtividade. Entre as estratégias para alcançar estes resultados estão oferecer cursos e treinamentos, plano de carreira, reconhecimento pelo alcance de metas e resultados positivos e ter uma liderança inspiradora. Ao ter profissionais mais preparados, a tendência é que os negócios cresçam cada vez mais.