A sustentabilidade é um dever de todos - Traffic

26 de setembro de 2019

 

As mudanças climáticas, os desastres naturais e a degradação do meio ambiente trazem à tona as consequências do uso irracional dos recursos naturais, do consumo desenfreado e da produção excessiva de lixo. Hoje, a preocupação com a sustentabilidade permeia todos os setores da sociedade e ressalta a importância de integrar seus três princípios – social, ambiental e econômico para alcançar um objetivo: satisfazer as necessidades do presente garantindo que as gerações futuras também tenham condições de viver no planeta.

O conceito de sustentabilidade deve estar sempre presente no dia a dia de todas as pessoas. Desde a separação do lixo orgânico e reciclável em casa, economia de água e luz, escolha consciente dos produtos que irá comprar e até mesmo na rotina de trabalho. Se cada um fizer a sua parte, tenho certeza que será possível minimizar os danos que já causamos ao meio ambiente e estimular a adoção de hábitos e atitudes que contribuam para um mundo mais sustentável.

Neste contexto, o papel das empresas também é fundamental. Gostaria de salientar a importância do descarte correto dos resíduos sólidos, que podem poluir rios, contaminar o solo e causar outros prejuízos à natureza. Mais do que atender a legislação específica sobre o tema, é preciso compreender a razão pela qual é tão urgente se posicionar e cumprir com a sua responsabilidade social e ambiental. É a saúde do mundo que está em jogo.

Consciente de que podemos fazer a nossa parte, investimos em um equipamento moderno de hidrojateamento, capaz de fazer sucção completa dos resíduos de borracha e tinta das superfícies de rodagem. Além de fazer a remoção imediata, a máquina separa a água e os detritos e faz o armazenamento em compartimentos separados. Após este processo, todo o resíduo é descartado por uma empresa especializada, que recolhe o material e faz o descarte correto seguindo as orientações da legislação. Esta etapa final é comprovada com a emissão de um certificado.

Tenho certeza que adquirir um equipamento com esta característica foi um investimento assertivo. É uma forma de ajudarmos com pequenas ações que contribuem para a sustentabilidade e o uso racional de recursos. Também incentivamos a separação do lixo na empresa e evitamos o desperdício de água. E você, está fazendo a sua parte para melhorar a qualidade de vida do planeta?