Gestão de pessoas: como manter a motivação em meio à pandemia da COVID-19 - Traffic

1 de fevereiro de 2021

 

Manter a motivação da equipe é um desafio para qualquer empresa, especialmente em tempos difíceis, como o que vivemos atualmente com a pandemia da COVID-19. Neste cenário, considero imprescindível ter um líder que saiba exercer seu papel adequadamente para conduzir a equipe de forma assertiva. É preciso manter-se informado para adaptar a rotina às medidas exigidas pelos órgãos de saúde e sanitários e manter uma comunicação transparente sobre todas as mudanças. As fontes de informação devem ser confiáveis e a preferência deve ser dada aos sites oficiais.

Ao definir as estratégias de adaptação para manter a segurança de todos, é importante conversar com os colaboradores para avaliar o que foi positivo e o que necessita de aprimoramento. O diálogo é a chave para fortalecer a confiança do time, deixar os objetivos e expectativas claros e manter a motivação.

Outro ponto importante é cuidar da saúde emocional dos funcionários. De acordo com a empresa de consultoria e pesquisa Gartner Inc., o bem-estar do colaborador impacta na sua saúde mental. Experiências desagradáveis podem afetar em até 35% a segurança psicológica de uma pessoa. Além disso, em situações de incertezas, as condutas inadequadas podem aumentar em até 33%.

Para acompanhar os colaboradores e contribuir com seu bem-estar psicológico, aqui na Traffic Sinalizações contratamos uma psicóloga especialista em gestão de pessoas para fazer um trabalho personalizado com cada colaborador. É trabalhado o acolhimento e a escuta, com análise de todos os casos de forma individual, entendendo a necessidade e o contexto de cada pessoa.

Nos atendimentos também são dadas orientações constantes sobre os cuidados necessários durante este momento de pandemia. O diálogo ainda é útil para compreender os pontos que precisam ser aprimorados para transformar a Traffic em um local cada vez melhor para trabalhar e promover melhorias contínuas em nossos processos internos.