Muito se fala em produtividade, mas você sabe efetivamente o que essa palavra significa? Entre as definições dadas pelo Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis estão o potencial para produzir, a qualidade ou condições do que é produtivo ou a taxa de produção física obtida num determinado período de tempo. No trabalho, a produtividade se dá pelo quociente da produção pelo tempo utilizado para obtê-la.
Em algumas funções, o quesito produtividade é fácil de ser mensurado, já em outras é totalmente subjetivo e depende de vários aspectos. De qualquer forma, acredito que é sempre possível adotar estratégias para melhorar a nossa produtividade diária, mantendo a saúde mental e obtendo um desempenho melhor. Afinal, aqui não devemos levar em consideração apenas a quantidade, mas também a qualidade.
Produzir mais, mas com resultados finais ruins, que podem gerar retrabalho, não é o que buscamos. Nosso objetivo é otimizar a performance, utilizando a mesma quantidade de tempo – ou menos – e obtendo resultados superiores.
Para melhorar a produtividade, o primeiro passo é analisar o que impacta na rotina diária de trabalho. Elenquei cinco fatores que acredito que sejam os que mais atrapalham qualquer profissional a ser produtivo.
– Ausência de um plano de carreira e capacitação: investir na qualificação profissional é essencial para ficar por dentro das tendências, aprender formas mais eficazes de trabalhar e aumentar a motivação. Sem um olhar para o futuro é mais difícil ser produtivo.
– Sobrecarga de trabalho: o acúmulo de funções compromete a qualidade do que é entregue, provoca problemas de saúde, como o estresse, e sentimentos como descontentamento e desvalorização.
– Comunicação ineficaz: falhas de comunicação são responsáveis pela maioria dos erros cometidos no trabalho, gerando prejuízos e retrabalho.
– Ferramentas de trabalho com defeito: todos os equipamentos utilizados no trabalho devem estar em pleno estado de funcionamento, afinal, como trabalhar bem se a máquina que você utiliza não está em boas condições?
– Gestão de pessoas inadequada: os líderes precisam saber como motivar a equipe e integrar os profissionais para que haja sinergia e o trabalho seja encarado com prazer e não apenas como uma obrigação.
Tem algum fator que você acrescentaria a essa lista? Conte pra mim nos comentários!